Implantes dentários são pinos de titânio semelhantes a um parafuso, preso no osso maxilar (dentes de cima) ou no mandibular (dentes de baixo).
O implante ficará no lugar da raiz do dente que foi extraído ou quebrado, e é nele que será instalado o dente artificial.
Veja a seguir os dois tipos de implante que existem
Unitário
Substitui apenas um dente perdido.
Múltiplos ou Protocolo
Substituem mais dentes ausentes, até uma arcada inteira.
A implantodontia tem evoluído muito, implantes para situações complexas, melhores enxertos e técnicas mais modernas tem proporcionado mais segurança, durabilidade, tempo cirúrgico e osseointegração (formação de osso ao redor do implante) bem mais rápido.
Em alguns casos podemos fazer a extração e instalação do implante na mesma sessão. Em outras, o implante e a prótese juntos.
Passo a passo da instalação
Planejamento
Todo o procedimento é planejado previamente através de tomografia e modelos de estudo. A localização, saúde bucal, saúde geral, contato com os dentes, etc… O sucesso e durabilidade depende desta fase.
Cirurgia
Normalmente, quando feita por um profissional capacitado, a duração da instalação de um implante unitário dura em média de 20 a 30 min. Cirurgias maiores tem duração maior, dependendo de cada caso.
Após um período de mais ou menos 3 meses, é feita uma pequena abertura na gengiva para ter acesso ao implante. Nesse momento coloca-se um pilar que vai unir o implante com a futura prótese (dente).
Moldagem e fase laboratorial
Após a moldagem feita na boca, o trabalho vai para o laboratório.
Próteses prontas
Algumas provas devem ser feitas antes da instalação definitiva, para verificar adaptação, cor e mordida.
Instalação da prótese sobre implantes
Na instalação da prótese sobre implantes, orientações quanto aos cuidados e higienização são ensinados.
Uma cópia da documentação dos implantes deve ficar com o paciente. Se precisar de atendimento por outro profissional, ela será necessária.
Retornos
Consultas de retorno devem ser feitas periodicamente para verificar a saúde oral, a mordida e realizar a limpeza dos implantes.
A avaliação da pera óssea através de exames radiográficos ou tomografias é muito importante. O implante exige um cuidado maior.
Benefícios dos implantes
Melhora a saúde geral:
Ausência de dentes e próteses moveis (dentaduras) diminuem forca de mastigação e trituração eficiente do alimento, portanto menos nutriente será aproveitado pelo organismo.
Melhora a fala:
Os dentes atuam na pronuncia das palavras. A ausência ou mau posicionamento deles pode prejudicar a comunicação.
Prevenção de mudanças na face:
Os dentes e o osso maxilar e mandibular formam um arcabouço, sustentando músculos e pele do rosto. A diminuição ou perda dele, faz com que se tenha uma feição envelhecida
Aumentam a auto estima:
as próteses sobre implantes são muito parecida com os dentes naturais