A manutenção de uma saúde oral durante a Ortodontia é fundamental para o sucesso do tratamento.

Antes da decisão de colocar aparelho, uma avaliação criteriosa da presença de cárie e doença periodontal e a conscientização e treinamento de higiene e dieta devem ser feitas.

A movimentação do dente na ortodontia é feita através de perda e ganho de osso, por isso ela é lenta e cuidadosa. Se houver inflamação presente, por placa bacteriana, teremos mais perda do que ganho de osso ao redor dos dentes. O tratamento aí se torna desfavorável e tem que ser interrompido e adiado.

O ideal é que as limpezas feitas no dentista tenham uma frequência maior nesse período, para que além de conseguir dentes alinhados e mordida correta, termine o tratamento com saúde oral.

Converse sobre isso com seu Ortodontista!

Conhecendo a ortodontia

A ortodontia é a área da odontologia que cuida do desenvolvimento, posicionamento dentário e redireciona o crescimento dos ossos da face.

Existe idade certa para colocar aparelho?

Os primeiros exames podem ser feitos quando eles ainda são bem pequenos, com cerca de três anos de idade. Quanto mais cedo intervir nos arcos dentais, mandibula e maxila, melhor se desenvolverá a dentição da criança e dificilmente serão necessárias maiores intervenções na fase adulta

Tipos de aparelhos dentários:

Tradicional

Tradicional estético

Invisaling

Móvel

Como funciona a ortodontia?

Para um correto diagnóstico e planejamento do tratamento ortodôntico, exames são solicitados, como tele radiografia, radiografias panorâmicas e Peri apicais de todos os dentes, juntamente com modelos de gesso das arcadas superior e inferior.

A ortodontia moderna utiliza também de outros exames para diagnóstico como tomografia computadorizada e ressonância Articulação para avaliação da temporomandibular e movimentos mandibulares, tornando o tratamento mais preciso e com menos recidivas.

Lembrete – manutenção

A ativação mensal dos mecanismos do aparelho é o que possibilita o alinhamento dos dentes. A falta às manutenções atrasam o tratamento, interfere no planejamento e pode trazer complicações futuras. As manutenções de limpeza devem também serem feitas com maior frequência para evitar problemas periodontais e cáries.

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
LinkedIn

Leia também:

Rolar para cima